sábado, 8 de janeiro de 2011

Reconhecimento do título do Flamengo em 1987

Nessa onda de reconhecimentos, feito pela CBF, aconteceu uma grande injustiça, que foi o não reconhecimento do título de 1987 do Flamengo, que conquistou o Módulo verde, que contava com os principais times do Brasil (os 4 grandes de São Paulo, os 4 do Rio de Janeiro, 2 grandes de Minas Gerais e 2 grandes do Rio Grande do Sul, mais o Bahia e foi organizado pelo Clube dos 13. Eram os clubes que representavam a grande parte da torcida do Brasil. Coritiba, Santa Cruz e Goiás.
Neste ano a CBF abdicou de realizar o Campeonato Brasileiro, pois vivia problemas financeiros e administrativos. A criação da Copa União foi para não ter nenhum tipo de punição da FIFA.
Até 1986 ainda não existia o sistema de rebaixamento, só foi ter uma espécie de rebaixamento, porque a Fifa determinou.
Em 1987, a Cbf percebendo que a Copa União estava obtendo um sucesso financeiro e na mídia, resolveu organizar um outro campeonato com 16 clubes, mas isso mudaria todo o regulamento e para tentar se adequar ao campeonato já em andamento do Clube dos 13, a CBF tentou fazer um acordo, esse acordo era de dividir o campeonato em Módulo Verde e Amarelo, os 2 primeiros se enfrentariam em um quadrangular final, com esse quadrangular seria definido o campeão e os representantes do Brasil na Libertadores, porém o Clube dos 13 não aceitou esse acordo. Com isso os finalistas do Módulo verde (Flamengo e Internacional) rejeitaram jogar contra os times do Módulo Amarelo (Sport e Guarani). Em dezembro de 1987, a CBF anunciou a tabela deste quadrangular, que seria disputado em turno e returno. Com isso Sport e Guarani disputaram o quadrangular, vencendo os jogos contra Flamengo e Internacional por WO. Ironicamente o regulamento imposto pela CBF que previa o cruzamento entre os campeões e vice de cada módulo, no entanto, se tornaria inviável no final das contas, pois no Módulo Amarelo não ficou definido quem era o vice, os finalistas Sport e Guarani após uma prorrogação empataram nos pênaltis em 11 x 11 e dividiram o título em um acordo entre eles. Com isso o Clube dos 13, definiu o Flamengo como campeão brasileiro e a CBF definiu o Sport como campeão brasileiro, agora eu pergunto, é justo considerar o Sport como campeão? mais uma burrada da CBF.
Gostaram do post? então comentem na caixa de comentários.
Muito obrigado a todos.
Abraço a todos.


Fonte: Globoesporte.com, Wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário