sábado, 25 de junho de 2011

Títulos nacionais de times cariocas é apenas uma ilusão?

Hoje vou falar no meu blog, um assunto que é bom para deixar o leitor pensando no que será falado, é que de uns anos para cá, os times cariocas voltaram ao cenário nacional com seus títulos e com constantes participações na Libertadores (principal competição da América).

De 2006 até 2011, foram três títulos da Copa do Brasil (Flamengo em 2006, Fluminense em 2007 e Vasco em 2011) e 2 títulos do Campeonato Brasileiro (Flamengo em 2009 e Fluminense em 2010), mas isso significa que os clubes ficaram mais "profissionais"? Já que sempre o futebol carioca foi visto como uma grande desorganização por parte dos seus clubes. Nesse tempo ainda tivemos o Fluminense como vice campeão da Libertadores em 2008 e vice campeão da Sulamericana em 2009, ambos os títulos foram para a LDU. O Vasco foi vice para o Flamengo em 2006 da Copa do Brasil.

Mas olhando bem para a estrutura destes três clubes cariocas que conquistaram títulos importantes mais o Botafogo que não conquista nada de expressão desde o título Brasileiro de 1995, vejo que todos tem estrutura no mínimo ruim, o que tem uma estrutura um pouco melhor para os profissionais é o Vasco, para as divisões de base, na minha opinião é a do Fluminense, o Flamengo está tentando modernizar o Ninho do Urubu. Todos os times do Rio de Janeiro, devem milhões de reais. Diferente do São Paulo por exemplo que foi campeão em 2006, 2007 e 2008 do Campeonato Brasileiro, o time tem um CT que é um dos melhores do país, tem uma categoria de base muito forte, que ainda vai render muitos frutos ao clube, o Santos campeão da Copa do Brasil em 2009 e campeão da Libertadores neste ano, tem como craques, jogadores que foram criados no próprio Santos, que são Elano, Ganso, Neymar entre outros jogadores que foram importantes na conquista, conquistaram títulos e ainda vão lucrar muito dinheiro com esses jogadores.

Falta profissionalismo aos clubes, muitos contratam grandes craques, mas não tem como pagar, investem pouco nas categorias de base e vendem os garotos a preço de banana. O Flamengo que ainda tenta subir alguns jogadores da base, já que o time foi campeão da Copinha, é uma ótima geração, mas até quando vão ficar no time de baixo? Fluminense também é outro que é forte na base, mas hoje, com a Unimed, pouco investe na garotada, muitos são vendidos praticamente de graça, investem muito em jogadores caros e badalados. O Vasco sobe um jogador ou outro, mas agora voltou a recorrer a contratações mais caras e o Botafogo, que não revela nenhum grande jogador faz tempo.

É lógico que título é sempre é bom para o torcedor, mas isso acaba também blindando a incompetência dos dirigentes cariocas, que sempre usam o título como uma justificativa. Então é isso, termino esta postagem deixando a seguinte pergunta: Será que esses títulos significam que o futebol carioca está bem?

Um grande abraço a todos.

Um comentário:

  1. Até um aluno de 8o série escreve melhor que você. Sua linguagem é muito fraca

    ResponderExcluir