quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Brasil está mesmo preparado para receber uma Copa do Mundo?

Esta é uma pergunta que está sendo feita diariamente, eu ainda não me pronunciei sobre este assunto, mas tentarei ser breve neste caso.

Primeiro que eu acho que esta Copa do Mundo é uma pura politicagem, o fato de Brasília hoje ser favorita a ser a sede da abertura da Copa não me surpreende, afinal é a capital do país, local onde precisa de um pouco mais de visibilidade no ponto de vista futebolístico, já que é uma cidade com equipes fracas. A exclusão do Morumbi, também fica claro essa tal politicagem, me parece que é uma manobra para favorecer ao Corinthians para a construção de seu estádio, já que o presidente do Corinthians tem uma estreita relação com a CBF.

Do ponto de vista estrutural, não é preciso dizer nada, já que é noticiado em todos os jornais, diariamente, o atraso das obras e em alguns caso, o superfaturamento das mesmas, algo que só quem não previa era cego não é? Estádios com obras atrasadas, também está dentro deste "sensacional" planejamento, uma vergonha. Fora os aeroportos, que são simplesmente lamentáveis, não tem uma estrutura mínima, nem para atender o próprio cidadão brasileiro. O sistema hoteleiro em algumas cidades, está bom, mas em outras, ainda deixa a desejar.

Eu acho que esta Copa do Mundo no Brasil, é uma pura ilusão, um "engana trouxa", já que acabou blindando muitos problemas do governo, que se sustentou na desculpa: "Nós conseguimos trazer a Copa do Mundo e as Olimpíadas para o Brasil." Será mesmo que é uma boa para o nosso país? Depende muito do ponto de vista, se a Copa do Mundo for um sucesso e deixar algum legado para a população, é capaz de ser boa sim. Mas só será boa mesmo principalmente, para quem trabalha por "debaixo dos panos" já que o lucro deste evento, será muito grande.

Já do ponto de vista dos clubes, falta uma estrutura em 80% dos clubes da Série A, está faltando também, aquele trabalho do olheiro, que vai assistir aos jogos, em busca de um verdadeiro talento e não de um atleta que é de empresário, que pode ser um perna de pau, mas joga apenas com o nome de seu empresário, tem muita gente boa nessas peladas de fim de semana.

Acredito que o Brasil, antes de se preocupar com Copa do Mundo, Olimpíadas, deveria se preocupar com coisas realmente importantes, como educação, saúde e segurança e melhoria na moradia para a população, ter isso tudo durante 1 mês, definitivamente não é suficiente. Será muito gasto e poucos benefícios a longo prazo.

Ou seja, falta muita coisa de todas as partes.

Lembrem-se, aqui é apenas a minha opinião, qualquer crítica, ou discussão com conteúdo será bem vinda.

Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário