segunda-feira, 4 de julho de 2011

Para um time jogar bem, não basta apenas ter atacantes

Essa é uma constatação que eu tenho e que muitos outros jornalistas/comentáristas e até você que está lendo esta postagem tem, é bem verdade que o jeito Barcelona de jogar, inspira o mundo todo, mas no Barcelona por exemplo, todos os jogadores se movimentam, então isso envolve a marcação, dificultando assim, o roubo de bola do adversário. Argentina e Brasil entraram com esquemas semelhantes ao do Barça, mas ambos apresentaram o mesmo defeito. Pouca movimentação e baixa qualidade no passe. Pelo lado argentino vimos, Messi jogando tentando se movimentar, Tévez e Lavezzi estáticos nos seus lados de campo, já pelo lado do Brasil, ficou o Pato muito isolado no ataque, Neymar apenas no lado esquerdo e Robinho no lado direito. Resultado? O ataque não foi eficiente nas duas seleções.

Então nesta Copa América, posso dizer que nós temos visto isso com muito mais "realismo" que só atacante não ajuda a vencer uma partida, principamente nos jogos de Brasil e Argentina. A Argentina na Sexta feira teve dificuldades com a fraca Bolívia, entrou com um ataque com Lavezzi, Messi e Tévez, na teoria é um ataque muito forte, promessa de muitos gols, o que não foi o caso, a Argentina mostrou muita dificuldade para entrar na área da Bolívia, o motivo? A qualidade do passe no meio campo era péssima, Cambiasso, Banega e Mascherano não conseguiam municiar o forte ataque que teve poucas chances de gols, ficou um buraco muito grande do meio para o ataque, o que facilitou a marcação dos bolivianos, este mesmo meio campo, não conseguia dar segurança a sua defesa, já que marcava muito a distância, logo, o vexame argentino na estreia era inevitável.

Pelo lado do Brasil, como eu já adiantei, ficaram dois jogadores apenas em seu lado (Neymar e Robinho) e o Pato isolado no ataque, faltou movimentação e muitos erros de passe, já que ontem Ganso, Ramires e Lucas Leiva não conseguiram levar a bola com qualidade na transição, defesa - meio e ataque. Isso facilitou com que a fraca seleção da Venezuela conseguisse neutralizar as principais jogadas do Brasil.

Não condeno nas equipes jogar com três atacantes, mas para ter três atacantes, é preciso movimentação e um alto índice de acertos de passe, caso contrário, será o fiasco que vimos nesta Copa América. Exemplo: Brasil 0x0 Venezuela, Argentina 1x1 Bolívia.

Um grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário