terça-feira, 10 de maio de 2011

O calendário do futebol brasileiro

Nos últimos anos, esse assunto tem sido pauta de vários debates esportivos, mas é um assunto que só aparece depois de fracasso de certa equipe e que logo depois vem seu treinador reclamando do calendário do futebol brasileiro, que de fato é mesmo ruim, apertado.

Vejo o Santos reclamando do calendário, do cansaço e de viagens, realmente é para reclamar, mas o Santos é um time vencedor, por isso está sofrendo tanto com isso, já que está nas quartas de finais da Copa Libertadores e decide o título com o Corinthians pelo Campeonato Paulista, mas uma coisa me incomoda no Santos, o seu treinador Muricy Ramalho, vem reclamar de viagens. Mas foi pura coincidência com o Santos, enfrentar o América-MEX e Once Caldas na sequência. Culpa disso ai também é do Santos, que não fez uma boa primeira fase e pegou o América-MEX, já o Once Caldas eliminou o Cruzeiro, será mesmo que Muricy Ramalho preferia enfrentar o Cruzeiro e ter menos viagem? Sinceramente acho que não. Então eu acho que ele deveria parar de reclamar tanto e se orgulhar de ser o único representante brasileiro na Libertadores, já que todos foram eliminados (Corinthians, Internacional, Fluminense, Grêmio e Cruzeiro).

Na contramão do Santos, temos equipes que não tem mais o que fazer neste primeiro semestre e aguarda o Campeonato Brasileiro, o Fluminense que foi eliminado da Copa Libertadores e do Estadual, o Botafogo, o Bahia, o América-MG, o Figueirense, que são times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, que foram eliminados do Estadual, lembrando que o Figueirense foi eliminado do Estadual, mas não participou da Copa do Brasil. Aí eu faço uma pergunta, será que esses times que estão de "férias" não gostariam de estar no lugar do Santos?

O fato que treinadores, usam o calendário como desculpa, quando não conseguem conquistar uma vitória, quando são questionados, o que acaba sendo uma vergonha.

Soluções para não sofrer tanto com o calendário
A primeira sugestão depende das federações estaduais, que é diminuir o número de clubes nos estaduais, consequentemente diminuindo o número de datas para este torneio, que eu sou totalmente a favor, mas estão exagerando em alguns estados, são muitos jogos "inúteis", um exemplo disso é o Campeonato Paulista, que só agora começou de verdade, antes foram 19 jogos, para classificar oito clubes, muita quantidade de times e pouca qualidade.
A minha segunda sugestão, é um pouco inviável para alguns clubes, mas é o que clubes lá na Europa fazem em alguns momentos, coloca um time reserva para disputar jogos ou torneios menos importantes, vale lembrar que os times europeus sofrem com o calendário também, é verdade que os clubes brasileiros, não tem o mesmo poder aquisitivo, mas dá para montar bons elencos com um dinheiro reduzido, prova disso é o Coritiba, que jogou Copa do Brasil e Estadual e está sobrando no ano por enquanto.

Bom é isso, espero que tenham gostado desta postagem.
Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário