sábado, 2 de abril de 2011

Clube empresa é uma boa?

Nos últimos anos, estamos vendo essa nova forma de negócio no futebol brasileiro que são os clubes empresa e que foi uma forma de equipes pequenas e sem tanta história sair um pouco das grandes dívidas. Uma prática que visa mais o dinheiro do que a paixão do torcedor e até conquista de títulos mesmo, um exemplo disso foram clubes como Grêmio Barueri (hoje se chama Grêmio Prudente) e Guaratinguetá (hoje se chama Americana), esses clubes mudaram de cidade, visando o melhor lucro com as novas cidades e deixam órfãos torcedores das cidades antigas.

Ainda temos no Brasil equipes de empresários, Desportivo Brasil é um clube da empresa Traffic, que só visam fazer jogadores na base e repassar para os clubes grandes do Brasil e do mundo.

Na verdade o caso desses clubes é exatamente assim: Esses times disputam competições nacionais (como Estadual, em alguns casos Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), inclusive eles preferem que tenha uma boa venda de jogadores do que um título importante e torcem que os clubes façam boas campanhas e com isso ter uma visibilidade na mídia para poder vender e saírem com suas comissões nestes jogadores. E você que está lendo isso pode pensar que isso é normal no mundo do futebol, de fato é, mas tem limites, esses times estão passando da paixão do torcedor, nunca vão criar uma história, pois o dinheiro vai falar sempre mais alto, a cidade que pagar mais, esse clube tem grandes chances de migrar para a cidade.

A pergunta que eu deixo no ar, será mesmo que clube empresa é uma boa? Vocês imaginam clubes como Corinthians, Flamengo, São Paulo, Cruzeiro entre outros clubes com grande história e grande torcida, sendo comandados dessa forma? Alguém imagina esses clubes fora de suas cidades?

É isso, muito obrigado a todos.

Um comentário:

  1. A questão é: uma boa para quem? Para nós, torcedores, decerto que não. Queremos o futebol espontâneo, desinteressado, descompromissado com o lucro, que desvia qualquer paixão de jogador. Infelizmente, não há como ser diferente nos dias de hoje, onde tudo é empresa, tudo é lucro. Na minha opinião, a maldita Lei Pelé foi uma das grandes responsáveis por esse futebol ganancioso que temos hoje. Um triste espetáculo, onde as pratas da casa, muitas vezes, nem chegam a esquentar o lugar no clube.

    ResponderExcluir